Seminário sobre fisiologia da mediunidade, em Arrauama

O GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE ARARUAMA ( GEAK) convida para o seminário FISIOLOGIA DA MEDIUNIDADE , com a expositora Juciema Sá Roriz (JUCINHA)

DIA : 04/10/09 DAS 09:00 ÀS 13:00 HORAS

LOCAL: GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE ARARUAMA ( GEAK)
RUA ANTÔNIO GONÇALVES JARDIM, 313- BAIRRO BOA PERNA
TEL (22) 2665-5787

OBS- PONTO DE REFERÊNCIA É O SUPERMERCADO ESPERANÇA
DO BAIRRO PARQUE MATARUNA.

Informações :

(22) 2665-5787

UERJ realiza evento sobre prevenção ao suicídio

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ convida para o evento
- Suicídio: Vamos Prevenir?, que acontecerá no dia 1º de outubro no
Auditório 11, a partir das 09 horas com Palestrantes da UERJ, FIOCRUZ,
SESDEC, MS, UNB, Jornalistas e Diretor Teatral.

PROGRAMAÇÃO :

01 DE OUTUBRO DE 2009.


AUDITÓRIO 11 - UERJ.

09:00 - 09:50: ABERTURA DO EVENTO:

1.SUICÍDIO: HISTÓRICO UERJ: PROF.CHRISTINA MAIOLI - UERJ.

2.SUICÍDIO: VAMOS PREVENIR ? DR.JORGE FAGIM - UERJ.
10:00 - 11:30: CENTROS DE INTERESSE:

1.SUICÍDIO NA UERJ: DR. JORGE FAGIM - UERJ.
SRA.MARIANA BTESHE - FIOCRUZ.

2.FAMÍLIA E SUICÍDIO: SRA. ANA MARIA FERRARA - MS.
SRA.ISADORA RAMOS - MS.

3.CULTURA E SUICÍDIO: SR.TUCA MORAES - JORNALISTA.
SR.LUIZ FERNANDO LOBO - PRODUTOR
TEATRAL.

4.PREVENÇÃO E SUICÍDIO: SRA.OTÍLIA AZEVEDO - SESDEC.
SRA.CLÁUDIA AGUIAR - SESDEC.

11:40 - 12:30: CONSIDERAÇÕES DOS CENTROS DE INTERESSE:
12:30 - 14:00: ALMOÇO.
14:00 - 16:30: PREVENÇÃO DO SUICÍDIO:

MODERADORA:PROF.CHRISTINA MAIOLI - UERJ.

1.EXPERIÊNCIA DA UnB: SRA.BEATRIZ MONTENEGRO - UnB.

2.AVALIAÇÃO DO RISCO E MANEJO DA CRISE SUICIDA: SRA. JÚLIA CAMAROTTI - UnB.

3.PESQUISA PRIORIDADE RIO[FIOCRUZ] ATUALMENTE EM CURSO: PROF.DR. CARLOS
ESTELLITA-LINS - FIOCRUZ.

4.MÍDIA:QUAL O SEU PAPEL ? SR.ANDRÉ TRIGUEIRO - JORNALISTA.

5.DEBATE COM A PLATÉIA.

16:30 - 17:00: ENCERRAMENTO:

1.UM CONVITE À REFLEXÃO: DR.JORGE FAGIM.
2.PALAVRAS FINAIS: PROF.CHRISTINA MAIOLI.

No Jornal dos Espíritos :

Aborto e Suicídio - http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.20.htm
Suicídio na Infância - http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.14.htm

No Panorama Espírita :

Por que as crianças se suicidam - http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=3750

O Evento é aberto a participação de toda a comunidade da UERJ e externa.
Não há inscrição.
Informações adicionais: GVR – (21) 2334-2167

IIº CONGRESSO ESPÍRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - CEERJ estará realizando nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro de 2009, no MACAÉ CENTRO - Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho - Macaé/RJ, o II Congresso Estadual Espírita do Estado do Rio de Janeiro, tendo como tema:

“Espiritismo: rumo para ser feliz”

O Congresso é destinado ao público espírita em geral que deseja aperfeiçoar o estudo da doutrina espírita bem como aos jovens universitários frequentadores dos Núcleos Espíritas Universitários – NEU e, neste caso, que queiram contribuir, através de ampla discussão, na formulação de diretrizes para a promoção de estudos e pesquisas sobre os fenômenos relativos às manifestações espíritas, bem como sua doutrina no meio universitário no Estado do Rio de Janeiro.

Tem por objetivo geral propiciar um espaço de convivência para os espíritas do estado do Rio de Janeiro, reiterando e evidenciando os compromissos com a Codificação Espírita, a Educação e a Promoção do Ser Humano na valorização da vida e na busca da felicidade.

Para o II Congresso Estadual Espírita do Estado do Rio de Janeiro - 2009, estão sendo esperados dois mil participantes. São frequentadores e dirigentes de Instituições Espíritas, representantes de CEU, jovens espíritas universitários, entre outros. A programação prevê palestras, mini-seminários, mesas-redondas, e atividades artísticas etc.

Serão oferecidos alojamentos gratuitos para os congressistas que desejarem; e a rede hoteleira local está oferecendo preços especiais para caravanas.

As inscrições para o Congresso poderão ser realizadas através do site congressoespirita.ceerj.org até o dia 25 de outubro de 2009, pelo e-mail secretaria.congresso@ceerj.org ou por fax – (22) 2762-3789 até o dia 30 de outubro de 2009, ou no local, nos dias do evento (não deixe para o último dia pois deverá haver filas).

Mais informações: congressoespirita@ceerj.org


Gutemberg Paschoal
Diretor da Área de Divulgação do CEERJ
P/ Diretoria Executiva
CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro
(21) 2224-1244

Programação de palestras públicas do Centro Espírita Fonte de Luz




ARRAIÁ DA FRATERNIDADE do Grupo Espírita Amor e Fraternidade



O GEAF - Grupo Espírita Amor e Fraternidade convida a todos para a festa "julina" do "ARRAIÁ DA FRATERNIDADE", a se realizar no dia 11 de julho , a partir das 18 horas.
Local : Rua Alagoas, 513 - Cidade Praiana - Rio das Ostras/RJ

Prestigie e ajude as obras assistenciais do Grupo.

Cirurgia gratuita de lábio leporino e fenda palatina


TVCEI VIA SATÉLITE

O acontecimento espírita do ano


Você já imaginou ter o maior conteúdo espírita da TV brasileira no conforto do seu lar?
O dia 17 de junho de 2009 acaba de entrar para a história do Espiritismo. Após três anos fazendo televisão espírita pela internet, a TVCEI inicia as suas transmissões via satélite para todo o Brasil e América do Sul pelo sistema digital.
Com uma programação variada e uma linguagem moderna e dinâmica, trouxemos todo o potencial que a tecnologia nos oferece em prol da divulgação do Espiritismo.
Essa é mais uma conquista do Conselho Espírita Internacional, dos milhares de internautas que nos acompanham mas, principalmente, da Doutrina Espírita que ganha finalmente o seu canal de TV.
Acesse : http://www.tvcei.com/sat/
Divulgue esta novidade para todos os seus amigos!

Comemoração dos 102 anos de MOVIMENTO ESPÍRITA do Estado do Rio de Janeiro

O CONSELHO ESPÍRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO convida a família espírita para as atividades de comemoração dos 102 anos de MOVIMENTO ESPÍRITA do Estado do Rio de Janeiro, com a seguinte programação:

LOCAL: Instituto Espírita Bezerra de MenezesRua Coronel Gomes Machado, 140 – Centro – Niterói


Dia 30 de junho de 2009 – 15 horasApresentação da coleção CONTE MAIS para Evangelização Espírita e Tarde de autógrafo do livro A MISSÃO E OS MISSIONÁRIOS

Dia 30 de junho de 2009 – 19 horasPalestra LOCAL: Conselho Espírita do Estado do Rio de JaneiroRua dos Inválidos, 182 – Centro – Rio de Janeiro

Dia 1º de julho de 2009 – 18 horasLançamento da nova Campanha de Evangelização Espírita "AJUDEM OS PEQUENINOS"

Dia 2 de julho de 2009 – 18 horasPalestraExpositora convidada: Gladys Pedersen de Oliveira, presidente da Federação Espírita do Estado Estado do Rio Grande do Sul

SORRISO DE DEUS


Vida após a morte será tema de tese na PUC de São Paulo

Manoel Fernandes Neto

O assunto não tem nada a ver com religião, apesar de falar de vida após a morte. Sonia Rinaldi há mais de 20 anos pesquisa o assunto e prepara-se para um desafio hercúleo: levar para um ambiente totalmente cético algo que comumente é tratado como crença. Ela vai defender, a partir deste ano, uma tese de mestrado na PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, intitulada “Transcomunicação: Interconectividade entre Múltiplas Realidades e a Convergência de Ciências para a Comprovação Científica da Comunicabilidade Interplanos”, com a qual pretende comprovar que após a morte do corpo físico a consciência sobrevive.



Essa consciência, segundo Sonia, classificada de vários nomes, mantém sua individualidade, história, aquisições morais e intelectuais, além de ter capacidade de comunicação com o mundo da matéria. Atualmente, como uma das coordenadoras do Instituto de Pesquisas Avançadas em Transcomunicação Instrumental, Sonia passa seus dias conectando aparelhos de gravação de áudio e vídeo, buscando contato com o que convencionamos chamar de “o outro lado da vida”.
Para a pesquisadora, o fato deste tipo de abordagem adentrar o mundo acadêmico é uma conquista que só será percebida no futuro, mas que trará benefícios para toda a Humanidade: “É chegada a hora de sair da infância e encarar a realidade da nossa evolução contínua.”, diz Sonia.
Acompanhe a entrevista exclusiva concedida por Sonia Rinaldi ao editor da NovaE.

Após 20 anos de pesquisa, como a ciência clássica, baseada em conceitos da matéria, vem encarando o seu trabalho?

A Ciência, de forma ampla, está longe de se interessar. Uns tantos cientistas mundo a fora vêm trabalhando no sentido de documentar a realidade da sobrevivência após a morte. Porém, quer nos parecer que nenhum fenômeno é mais concreto - e, portanto, suscetível de toda sorte de análises e investigação, como requer a Ciência -do que a Transcomunicação Instrumental – ou seja, a comunicação com o Outro Lado da Vida através de gravações em computador e vídeo. Este ano de 2009 traz uma nova rota para nossa pesquisa, pois inicio Mestrado na PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, justamente para levar a Transcomunicação ao meio acadêmico, coisa que jamais ocorreu na História. Veremos, daqui a uns anos, o que teremos conseguido.

Como foi o processo de aprovação de sua tese de mestrado, sobre este assunto tão avesso ao mundo acadêmico?

Chegaram a me chamar na PUC para eu mudar minha tese, mas não aceitei. Tenho premência em conduzir a pesquisa conforme a proposta, pois minha tese não será simples – propus uma mega-tese multidisciplinar, pois já considerei o fato de que eu, sozinha, seria inapta para comprovar qualquer coisa. Propus a participação de engenheiros, físicos e matemáticos – todos com doutorado, para que sejam eles que avaliem, dentro dos parâmetros requeridos pela Ciência, que o fenômeno é real. A minha parte é levantar a ocorrência do fenômeno – a deles será endossar a autenticidade e – dentro das possibilidades –, tentar explicá-lo.

Quem serão os maiores beneficiados com a comprovação científica da sobrevivência após a morte?

A meu ver, a própria Humanidade, que deixará de se enganar. É como se fosse chegada a hora de sair da infância e encarar a realidade da nossa evolução contínua.

Você pode explicar aos nossos leitores, em sua maioria, leiga neste assunto, o que seria a hipótese "sobrevivencialista" em contraposição à hipótese "psi"?

Quem é a favor da sobrevivência após a morte vê a coisa como sendo o ser humano composto de um corpo e uma alma, ou espírito. Na morte do corpo físico, esse espírito ou consciência, prosseguiria na jornada. Esse é o ponto de vista dos espiritualistas. Já uns tantos parapsicólogos acham que os fenômenos paranormais não são resultado de uma intervenção espiritual, mas sim, produto da própria mente de quem produz o fenômeno. No caso da Transcomunicação, exaustivamente essa segunda hipótese fica descartada, por uma série de fatores que não arrolaremos para não nos estendermos. Mas sumarizamos dizendo que as Vozes que gravamos falam de coisas que ninguém sabia, dão nomes de pessoas, cidades de origem, etc., que o transcomunicador nunca ouviu falar. Filhos falecidos mencionam peculiaridades que só a família sabe, etc. Não há a menor possibilidade de ser produto da mente de alguém. Necessariamente, os contatos mostram que estamos em contato com seres que já partiram.

Como são realizadas suas experiências de gravação? Qual é sua rotina de pesquisadora?

Agora, com o Mestrado, tudo girará em função disso, e as gravações serão feitas para que os cientistas que participarão da tese possam ter mais e mais elementos de estudo. Fora disso, vou continuar dando uma aula por mês de como gravar para as pessoas interessadas.

Nos workshops realizados por você, como as pessoas têm reagido ao contato com entes que se foram? Na mesma linha desta questão, a saudade e a necessidade de um contato não podem prejudicar uma análise racional?

Em todos os cursos (workshops) que damos, todos obtêm resultados de seus falecidos e aprendem a gravar. Não há como comprometer a interpretação, porque, ou a resposta está lá ou não está. Nossas gravações há anos são bem claras... não deixam margem de dúvida ou permita dúbia interpretação. Se a gravação/resposta não for clara, será descartada.

Quando se fala em vida após a morte, as pessoas fazem logo uma conexão com religião, que, no sentido clássico, vai na contramão da pesquisa científica. Como você lida com isto?

Religião que se esconde atrás de dogmas e não respeita a lógica deve estar com os dias contados. A globalização e o avanço tecnológico despertaram a racionalidade, e a visão setorizada tende a mudar. Ou algo é "verdade" ou não merece crédito. E tudo que é "verdade" tem que ser passível de análise e investigação. Há de chegar o tempo em que o ser humano dispensará supostas leis divinas, sejam lá quais forem, que não passem pelo crivo da lógica racional.
Considerando a hipótese sobrevivencialista, quais as diferenças deste contato em relação à psicografia, já que as gravações captam pequenas frases, às vezes com uma estrutura gramatical inversa, bem diferente dos livros mediúnicos, que são verdadeiros tratados, romances, com estruturas complexas...

A diferença fica por conta de que tudo que não pode ser matematicamente investigado, fica excluído do interesse da Ciência. Até hoje, centenas de médiuns têm dado importante contribuição no sentido filosófico e social; porém, fica fora da possibilidade da comprovação da realidade disso. Já no caso da Transcomunicação, qualquer "alô!" vem com um peso incontestável diante dos olhos de um cientista. Por isso, penso que a Transcomunicação Instrumental é o veiculo mais poderoso para comprovar que se vive depois da morte, além, claro, de levar consolo a milhares de pessoas que sofrem com a perda de alguém querido.
Se você achou a matéria interessante repasse para seus contatos